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@MastersThesis{Vieira:2015:CoAtVe,
               author = "Vieira, Daniel",
                title = "Controle de atitude com ve{\'{\i}}culo em alta 
                         rota{\c{c}}{\~a}o",
               school = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)",
                 year = "2015",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                month = "2015-05-22",
             keywords = "controle de precess{\~a}o, controle de nuta{\c{c}}{\~a}o, 
                         manobra de apontamento, simula{\c{c}}{\~a}o matlab/simulink, 
                         atuadores ON/OFF, precession control, nutation control, pointing 
                         maneuver, matlab/simulink simulation, ON/OFF actuators.",
             abstract = "Esse trabalho tem o objetivo de simular e analisar o algoritmo da 
                         manobra de precess{\~a}o usada no ve{\'{\i}}culo experimento 
                         SHEFEX 2. Essa manobra foi controlada por um sistema de controle 
                         n{\~a}o-linear com atuadores de bocais de g{\'a}s frio. O 
                         experimento {\'e} feito em um ve{\'{\i}}culo lan{\c{c}}ador de 
                         2 est{\'a}gios, o primeiro n{\~a}o controlado estabilizado por 
                         rota{\c{c}}{\~a}o e o segundo que deve seguir uma 
                         trajet{\'o}ria planejada. {\'E} durante a fase 
                         bal{\'{\i}}stica, quando termina a queima do primeiro 
                         est{\'a}gio e antes de iniciar o segundo est{\'a}gio, que o 
                         ve{\'{\i}}culo faz a manobra de apontamento para que se 
                         fa{\c{c}}a a trajet{\'o}ria planejada. A simula{\c{c}}{\~a}o 
                         do algoritmo da manobra de precess{\~a}o {\'e} feita no ambiente 
                         SIMULINK\$^{®}\$ e para a an{\'a}lise do algoritmo foi 
                         desenvolvido um algoritmo de controle pr{\'o}prio que serve tanto 
                         como uma maneira de estudar mais profundamente o problema como uma 
                         forma de refer{\^e}ncia para compara{\c{c}}{\~a}o. A 
                         condi{\c{c}}{\~a}o de ambiente usada na simula{\c{c}}{\~a}o 
                         {\'e} de um ve{\'{\i}}culo sim{\'e}trico, girando em torno de 
                         seu eixo de menor in{\'e}rcia com atua{\c{c}}{\~a}o de jatos 
                         acionados na lateral de seu corpo de forma discreta 
                         (\emph{ON/OFF}). O movimento {\'e} considerado livre de torques 
                         externos e as equa{\c{c}}{\~o}es de movimento usadas s{\~a}o da 
                         biblioteca de fun{\c{c}}{\~o}es PROPAT. Ao fim do trabalho 
                         {\'e} feita uma compara{\c{c}}{\~a}o entre os algoritmos de 
                         controle 1 e o algoritmo desenvolvido mostrando comparativamente 
                         seus desempenhos. Para estudos futuros, sugere-se a inclus{\~a}o 
                         das din{\^a}micas dos atuadores e dos sensores, inserir erros de 
                         montagem e desalinhamentos dos sensores e tamb{\'e}m sugere-se um 
                         estudo mais aprofundado no algoritmo de controle 2 que tem muita 
                         margem para melhoras. ABSTRACT: This work aims to simulate and 
                         analyze the precession maneuver algorithm used in the experimental 
                         vehicle SHEFEX 2, this maneuver was controlled by a nonlinear 
                         control system with cold gas nozzle actuators. The experiment is 
                         done in a launch vehicle of two stages, the first is a 
                         non-controlled stabilized by rotation and the second that must 
                         follow a planned trajectory. It is during the ballistic phase, 
                         when you complete the first stage burning and before starting the 
                         second stage, that the vehicle does a maneuver to correct its 
                         attitude so it follows the planned trajectory. The simulation of 
                         the precession maneuver algorithm is made on the environment 
                         SIMULINK \$^{®}\$ and for the analysis of the algorithm was 
                         developed a control algorithm that serves both as a way to study 
                         more deeply the problem as in the form of reference for comparison 
                         with the first algorithm. The ambient condition used in the 
                         simulation is of a symmetrical vehicle, rotating around its axis 
                         of lower inertia and using jets commanded on the side of the 
                         vehicle body discreetly (ON/OFF). The motion is considered of 
                         being free of external torques and the equations of motion used 
                         comes from the PROPAT library of functions. At the end of the work 
                         is done a comparison between the control algorithms 1 and the 
                         developed algorithm, showing the comparison of their performances. 
                         For future studies, it is suggested the inclusion of the dynamics 
                         of the actuators and sensors, insert assembling errors and 
                         misalignments of the sensors, also it is strongly suggested a 
                         further study in the control algorithm 2 that has a lot of room 
                         for improvement.",
            committee = "Kuga, H{\'e}lio Koiti (presidente) and Leite Filho, Waldemar de 
                         Castro (orientador) and Barbosa, Euler Gon{\c{c}}alves",
           copyholder = "SID/SCD",
         englishtitle = "Attitude control of vehicle at high rotation speed",
             language = "pt",
                pages = "81",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34P/3JCADL2",
           targetfile = "publicacao.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


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